Estratégias de conservação: propostas de criação de nova Unidade de Conservação no Arquipélago dos Alcatrazes

 

oes 2015

 

Objetivo:

Criar a oportunidade de diálogo entre a sociedade e as instituições governamentais responsáveis pela criação de uma nova Unidade de Conservação no Arquipélago dos Alcatrazes, com o intuito de fornecer à academia informações oficiais e detalhadas sobre o tema que auxiliarão na avaliação de seu posicionamento quanto às estratégias de gestão discutidas. Serão realizadas apresentações de nivelamento histórico das iniciativas de pesquisa e conservação do Arquipélago, incluindo as propostas de Parque Nacional Marinho e Refúgio da Vida Silvestre, além de abordar questões de formalidades na criação de uma Unidade de Conservação.

Justificativa:

Garantir a participação da comunidade científica, alunos de pós-graduação e graduação e da sociedade civil interessada nas discussões sobre o futuro do Arquipélago dos Alcatrazes. A proposta criação do Parque Nacional Marinho (PARNAM) Arquipélago dos Alcatrazes foi apresentada pela primeira vez há 25 anos (Projeto de Lei 5673/90) e, após 7 anos, foi arquivada. Apesar disso, as várias instituições envolvidas, tanto governamentais, de pesquisa e entidades da sociedade civil, se mobilizaram a favor da criação do PARNAM e mantiveram a discussão viva, insistindo que o mesmo fosse criado. O processo chegou a fase final de instrução no Ministério do Meio Ambiente. Porém, em 2014 o projeto de criação da nova UC na área foi alterado pelo ICMBio, que divulgou, no VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) em setembro deste ano, que agora tramita a criação de um Refúgio de Vida Silvestre. Espera-se que a decisão final leve em consideração o diálogo dos diversos atores envolvidos.

Local : Auditório “Prof. Dr. Plinio Soares Moreira”, Instituto Oceanográfico, Praça do Oceanográfico, 191, Universidade de São Paulo.

Data : 17 de dezembro de 2015

Inscrições : As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do formulário online.

Público-alvo : Docentes, técnicos, alunos de graduação e pós-graduação, gestores, profissionais, ONGs e população em geral.

 

Programação:

 

13:00h Inscrições

 

14:00h Abertura: “Estratégias de conservação: propostas de criação de nova Unidade de Conservação no Arquipélago dos Alcatrazes”.

Moderação: Prof. Dr. Alexander Turra

 

14:10 – 14:30h Histórico da pesquisa e ações ambientalistas: Projeto Alcatrazes

M. Sc. Fausto Pires de Campos – Instituto Florestal/Secretaria do Meio Ambiente

 

14:30 – 14:50h Proposta do Parque Nacional Marinho Arquipélago dos Alcatrazes e dificuldades em sua aprovação

M.Sc. Kelen Leite – Analista Ambiental da ESEC Tupinambás/ICMBio

 

14:50 – 15:10h Comparação técnica entre PNM e REVIS: Quais as diferenças na estratégia de conservação e permissão de uso?

Thais Farias Rodrigues – Analista Ambiental da ESEC Tupinambás / ICMBio 

 

15:10 – 15:40h Intervalo


15:40 – 18:00h Discussão entre os participantes e organização dos subsídios para definição de posicionamento e eventual moção