II Seminário de Manejo Integrado: "Educação Ambiental e Participação Social"

Objetivo: Discutir o papel da educação ambiental e do fortalecimento social na efetiva participação da sociedade civil em processos de gerenciamento participativo, com enfoque nas regiões costeiras.

Justificativa: O paradigma desenvolvimentista utilizado na região costeira brasileira nas últimas décadas causou impactos sócio-ambientais profundos que ameaçam a sustentabilidade das atividades aí desempenhadas. A discussão e a resolução destes problemas têm sido recentemente abordadas dentro da perspectiva do manejo integrado, em que todos os atores sociais devem ser protagonistas na identificação de cenários futuros e de caminhos a serem percorridos. Assim, iniciativas governamentais que estimulam este protagonismo devem ser amplamente divulgadas bem como as dificuldades e oportunidades relacionadas à participação social. Neste sentido, o entendimento do funcionamento de redes sociais e de como se dão os processos de representação é fundamental para a formação de profissionais habilitados a trabalhar na área do manejo costeiro.

Local: Auditório Prof. Plínio Soares Moreira, Instituto Oceanográfico, USP.

Data: Sexta-feira, 1 de junho de 2007, das 14 às 19h.

Público-alvo: Docentes, alunos de graduação e pós-graduação do Instituto Oceanográfico, de outras unidades da USP e de outras instituições de ensino superior.

Duração: 5 horas.

Inscrições:

No dia do evento

Informações:

Profa. Dra. Ana Maria Setúbal Pires Vanin – Diretora do IOUSP

Profa. Dra. Elisabete de Santis Braga de Graça Saraiva – Presidente da Comissão de Extensão e Cultura do IOUSP

Prof. Dr. Salvador Airton Gaeta – Chefe do Departamento de Oceanografia Biológica do IOUSP

Prof. Dr. Belmiro Mendes de Castro Filho – Chefe do Departamento de Oceanografia Física, Química e Geológica do IOUSP

Educação ambiental: conceituação e políticas públicas federais – Prof. Dr. Marcos Sorrentino (ESALQ-USP/DEA-MMA)

A participação e o protagonismo social na produção do espaço costeiro paulista - um estudo de caso do litoral norte paulista – Prof. M.Sc. Sidnei Raimundo (EACH-USP)

Organização em redes como uma alternativa para a sensibilização, mobilização e ação comunitária – Jornalista Vivianne Lucas do Amaral

Mesa Redonda e discussão plenária