III Seminário de Manejo Integrado: "Empreendimentos na Costa de São Paulo"

OBJETIVOS DO CURSO

Permitir que empreendimentos de grande porte que estão sendo idealizados para a costa do Estado de São Paulo sejam apresentados e discutidos dentro da concepção do gerenciamento costeiro integrado.

PÚBLICO ALVO

Docentes, alunos de graduação e pós-graduação do Instituto Oceanográfico, de outras unidades da USP e de outras instituições de ensino superior.

JUSTIFICATIVA

O paradigma desenvolvimentista utilizado na região costeira brasileira nas últimas décadas causou impactos sócio-ambientais profundos que ameaçam a sustentabilidade das atividades aí desempenhadas. A discussão e a resolução destes problemas têm sido recentemente abordadas dentro da perspectiva do manejo integrado, em que todos os atores sociais devem ser protagonistas na identificação de cenários futuros e de caminhos a serem percorridos. Assim, o entendimento e a discussão de empreendimentos de grande porte que estão sendo idealizados para a costa do Estado de São Paulo são fundamentais para que a sociedade civil e o meio acadêmico possam se posicionar e identificar de que forma podem protagonizar neste cenário futuro.

Auditório “Prof. Dr. Plínio Soares Moreira” Instituto Oceanográfico
Praça do Oceanográfico, 191
Contato: 11 3091-6513

Cidade Universitária - São Paulo, SP

DATA E INSCRIÇÃO PARA O SEMINÁRIO

06 de junho de 2008 das 14h00 às 19h00
Inscrição e assinatura da lista de presença das 12h00 às 13h30

NÚMERO DE VAGAS

200 vagas.

DURAÇÃO

5 horas.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Prof. Dr. Alexander Turra – DOB/IOUSP
Profa. Dra. Elisabete de Santis Braga da Graça Saraiva – Presidente da CCEX/IOUSP Sra. Cássia Cerezani de Andrade Oliveira – SVEDCIEN/IOUSP

REALIZAÇÃO

Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha Comissão de Cultura e Extensão
Instituto Oceanográfico, Universidade de São Paulo.

P R O G R A M A ÇÃ O

Inscrição (gratuita)

Recepção dos participantes

Profa. Dra. Ana Maria Setubal Pires Vanin Diretora do IOUSP

Exploração de petróleo e gás na Bacia de Santos
Eng. José Luiz Marcusso
Gerente Geral da Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Santos, Petrobras.

Porto de São Sebastião - Proposta de ampliação e responsabilidade sócio- ambiental
Dr. Frederico Bussinger
Presidente, Companhia Docas de São Sebastião.

Porto Brasil
Eng.
Cláudio Lyra
Gerente Geral de Meio Ambiente, Saúde e Segurança e Relações com Comunidades, LLX.

Discussão plenária
Moderador – Prof. Dr. Alexander Turra – IOUSP