IV Seminário de Manejo Integrado: "Políticas Públicas para a Zona Costeira do Estado de São Paulo"

Em Construção

Objetivo: Apresentar as iniciativas do governo do Estado de São Paulo para gestão da zona costeira do estado e discutir potencialidades e fragilidades da gestão pública.

Justificativa: O paradigma desenvolvimentista utilizado na região costeira brasileira nas últimas décadas causou impactos sócio-ambientais profundos que ameaçam a sustentabilidade das atividades aí desempenhadas. A discussão e a resolução destes problemas têm sido recentemente abordadas dentro da perspectiva do manejo integrado, em que todos os atores sociais devem ser protagonistas na identificação de cenários futuros e de caminhos a serem percorridos. Assim, iniciativas governamentais que estimulam este protagonismo devem ser amplamente divulgadas bem como as dificuldades e oportunidades relacionadas à participação social. Neste sentido, o entendimento das características e dos processos de criação de políticas públicas do estado de São Paulo possibilitam um raro estudo de caso para a formação de profissionais habilitados a trabalhar na área do manejo costeiro.

Local: Auditório do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.

Data proposta: Sexta-feira, 5 de junho de 2009.

Público-alvo: Docentes, alunos de graduação e pós-graduação do Instituto Oceanográfico, de outras unidades da USP e de outras instituições de ensino superior.

Programação:

12:00

Inscrições

14:00

Abertura

14:10

Apresentação do Coral IOUSP

14:30

APAs marinhas do Estado de São Paulo – histórico de criação e perspectivas futuras – Marília Britto de Moraes (Fundação Florestal, Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA-SP)

15:10

Zoneamento Ecológico Econômico da Baixada Santista – Marta Emerich (Coordenadoria de Planejamento Ambiental - CPLA, Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA/SP)

15:50

Programa Ambiental Estratégico Onda Limpa – ­Eduardo Mazzolenis de Oliveira (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SMA/SP)

16:30

Mesa Redonda e discussão plenária

Moderador – Prof. Dr. Alexander Turra – IOUSP

17:00

Projeto Canoas – Dra. Márcia Regina Denadai (Instituto Costa Brasilis) e Prof. Dr. Alexander Turra (IOUSP)

17:30

Apresentação do documentário “Canoa caiçara”

18:00

Lançamento do documentário “Canoa Caiçara” e do livro “Com quantas memórias se faz uma canoa”

Créditos:

Realização – Instituto Oceanográfico, Universidade de São Paulo

Apoio – Comissão de Cultura e Extensão do IOUSP

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Alexander Turra – DOB/IO/USP

Profa. Dra. Elisabete de Santis Braga de Graça Saraiva – DOF/IO/USP

Sra. Cássia Cerezani de A. Oliveira – SEDC/IO/USP

Sra. Teresa Cristina dos Reis Gonzalez – SEDC/IO/USP

Sr. Julio Costa Gonzalez – SEDC/IO/USP

Sr. Pedro Martins Garcia Filho – SEDC/IO/USP