IV Seminário de Manejo Integrado: "Políticas Públicas para a Zona Costeira do Estado de São Paulo"

Objetivo: Apresentar as iniciativas do governo do Estado de São Paulo para gestão da zona costeira do estado e discutir potencialidades e fragilidades da gestão pública.

Justificativa: O paradigma desenvolvimentista utilizado na região costeira brasileira nas últimas décadas causou impactos sócio-ambientais profundos que ameaçam a sustentabilidade das atividades aí desempenhadas. A discussão e a resolução destes problemas têm sido recentemente abordadas dentro da perspectiva do manejo integrado, em que todos os atores sociais devem ser protagonistas na identificação de cenários futuros e de caminhos a serem percorridos. Assim, iniciativas governamentais que estimulam este protagonismo devem ser amplamente divulgadas bem como as dificuldades e oportunidades relacionadas à participação social. Neste sentido, o entendimento das características e dos processos de criação de políticas públicas do estado de São Paulo possibilitam um raro estudo de caso para a formação de profissionais habilitados a trabalhar na área do manejo costeiro.

Local: Auditório do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.

Data proposta: Sexta-feira, 5 de junho de 2009.

Público-alvo: Docentes, alunos de graduação e pós-graduação do Instituto Oceanográfico, de outras unidades da USP e de outras instituições de ensino superior.

Apresentação do Coral IOUSP

APAs marinhas do Estado de São Paulo – histórico de criação e perspectivas futuras – Marília Britto de Moraes (Fundação Florestal, Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA-SP)

Zoneamento Ecológico Econômico da Baixada Santista – Marta Emerich (Coordenadoria de Planejamento Ambiental - CPLA, Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA/SP)

Programa Ambiental Estratégico Onda Limpa – ­Eduardo Mazzolenis de Oliveira (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SMA/SP)