V Seminário de Manejo Integrado: "Atuação de ONGs no Manejo e Conservação Marinha"

Objetivo: Discutir o papel das ONGs no manejo e na conservação da região costeira enfocando as suas características, as dificuldades de atuação e as possibilidades de fortalecimento institucional.

Justificativa: O paradigma desenvolvimentista utilizado na região costeira brasileira nas últimas décadas causou impactos sócio-ambientais profundos que ameaçam a sustentabilidade das atividades aí desempenhadas. A discussão e a resolução destes problemas têm sido recentemente abordadas dentro da perspectiva do manejo integrado, em que todos os atores sociais devem ser protagonistas na identificação de cenários futuros e de caminhos a serem percorridos. Assim, as organizações não governamentais (ONGs) tem um papel central nessa temática, atuando de diferentes maneiras e buscando a viabilização da participação social. Neste sentido, o entendimento das características e das dificuldades de atuação desse importante interlocutor, bem como das ferramentas que podem ser utilizadas para seu fortalecimento correspondem a pontos estratégicos para que as ONGs consigam executar seus papéis.

Local: Auditório do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.

Data proposta: Segunda-feira, 7 de junho de 2010.

Inscrições: Gratuitas e no local do evento a partir das 12h.

Público-alvo: Docentes, alunos de graduação e pós-graduação, terceiro setor e população em geral.

Apresentação do Coral IOUSP

Apresentação dos debatedores, do tema norteador da discussão e da dinâmica dos trabalhos – Prof. Dr. Pedro Jacobi (FE-USP e PROCAM-USP)

Diagnóstico da atuação das ONGs no Litoral Norte de São Paulo – Prof. Dr. Alexander Turra (IOUSP)

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte e o Comitê de Diálogo