VII Seminário de Manejo Integrado: "IOUSP na Rio+20"

Objetivo: Promover o entendimento do conceito e da importância da Rio + 20 no IOUSP e uma ampla reflexão sobre o papel dos oceanos, ilhas e zonas costeiras na sustentabilidade do planeta. Para isso, a seguintes etapas serão realizadas: a) As proposições (questionamentos e/ou recomendações) da comunidade IOUSP serão aglutinadas em grupos de trabalho (GTs), através da participação nos tópicos disponíveis no fórum do IO (http://www.io.usp.br/tiki-forums.php); b) Reuniões presenciais serão realizadas para cada GT, para discutir e sistematizar as contribuições levantadas no fórum; c) Será composto um documento/produto por grupo, síntese destas contribuições (ex.: um mapa mental e um texto sintético); d) Uma plenária final será realizada no VII Seminário de Manejo Integrado, para apresentação dos produtos elaborados e construção de um documento final (síntese das discussões realizadas no IOUSP) que deverá ser enviado para diversos atores governamentais e não governamentais que participarão das discussões na Rio +20.

Justificativa: Incentivar a participação da graduação e da pós-graduação nos debates sobre a Rio + 20 (Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a ser realizada entre os dias 20 e 22 de junho de 2012 no Rio de Janeiro - RJ), com foco nas discussões sobre o papel/importância dos oceanos para “a economia verde (azul) no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” (temas centrais da Rio + 20), contribuindo com a discussão internacional sobre o desenvolvimento sustentável.

Perguntas orientadoras:

1. Grupo de trabalho I: Qual o papel dos oceanos, ilhas e zonas costeiras para a sustentabilidade do planeta (Strengths) e como ele pode ser entendido dentro da lógica dos serviços ecossistêmicos?

2. Grupo de trabalho II: Quais as ameaças e as fragilidades associadas aos oceanos, ilhas e zonas costeiras (Weakness/Threats)?

3. Grupo de trabalho III: Que oportunidades os oceanos, ilhas e zonas costeiras possuem no contexto da "green (blue) economy" de forma a dar suporte ao desenvolvimento sustentável e à erradicação da pobreza (Opportunities)?

4.Grupo de trabalho IV: O que dever ser feito/evitado para garantir a qualidade dos oceanos, ilhas e zonas costeiras e dos serviços prestados por eles?

Local: Auditório “Prof. Dr. Plinio Soares Moreira”, Instituto Oceanográfico, Praça do Oceanográfico, 191, Universidade de São Paulo.

Data: 31 de maio de 2012.

Inscrições: As inscrições são gratuitas e devem ser feitas a partir das 13h no dia do evento.

Público-alvo: Docentes, técnicos, alunos de graduação e pós-graduação, gestores, profissionais, ONGs e população em geral.

13:00 - Inscrições

14:00 - Abertura

14:10 - Apresentação da proposta de discussão do tema Oceanos dentro da perspectiva da Rio +20

14:20 – Apresentação dos resultados do Grupo I - Qual o papel dos oceanos, ilhas e zonas costeiras para a sustentabilidade do planeta (Strengths) e como ele pode ser entendido dentro da lógica dos serviços ecosistêmicos? Nery Contti Neto, Programa de Pós-Graduação em Oceanografia, IO/USP.

14:40 – Apresentação dos resultados do Grupo II - Quais as ameaças e as fragilidades associadas aos oceanos, ilhas e zonas costeiras (Weakness/Threats)? Bel. Paulo Henrique Gomes de Oliveira Sousa, Programa de Pós-Graduação em Oceanografia, IO/USP.

15:00 – Apresentação dos resultados do Grupo III - Que oportunidades os oceanos, ilhas e zonas costeiras possuem no contexto da "green (blue) economy" de forma a dar suporte ao desenvolvimento sustentável e à erradicação da pebreza (Opportunities)? Ac. Cassio Pinheiro Edelstein, Graduação em Oceanografia, IO/USP.

15:20 – Apresentação dos resultados do Grupo IV - O que dever ser feito/evitado para garantir a qualidade dos oceanos, ilhas e zonas costeiras e dos serviços prestados por eles? Ac. Caiuá Mani Peres, Graduação em Oceanografia, IO/USP.

15:40 - Intervalo

16:00 - Plenária: Recomendações para a sustentabilidade dos oceanos para a Rio +20

Moderação: Prof. Dr. Alexander Turra

Créditos:

Realização – Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha, Instituto Oceanográfico, Universidade de São Paulo

Apoio – Comissão de Cultura e Extensão do IOUSP

Comissão Organizadora do VII Seminário de Manejo Integrado